A maior parte do tempo os gatos são amorosos e brincalhões, mas ocasionalmente o seu lado maquiavélico vem à superfície e eles acabam nos balcões da cozinha, a abrir portas para chegar ao caixote do lixo, a atirar as nossas coisas ao chão ou, horror dos horrores, dentro dos vasos das nossas preciosas plantas! 😱
Se te estás a perguntar o porquê de os gatos terem esta predileção por plantas e por vezes elas acabarem no chão, ou com folhas meio comidas, a resposta é muito simples. Os gatos muitas vezes, em contexto de “caça” brincam com as suas presas, então usar as suas patas para empurrar levemente os vasos das plantas para fora do balcão ou da prateleira é na verdade a sua forma de manter os seus instintos de caça apurados!
E sejamos realistas, são gatos, portanto podem mesmo estar só a meter-se contigo! 😉
Figura 1 - Foto por Alex Mccarthy no Unsplash
Se o teu gato mostra essa afinidade particular para se meter com as tuas plantas, há um conjunto de passos para os manter afastados das tuas “verduras”!
Coloca pedras sobre a terra – cobrir a terra em torno da tua planta com pedras impedirá o teu gato de escavar, enquanto ao mesmo tempo permite que regues as plantas pois a água ao escorrer sobre as pedras acaba por até regar mais facilmente.
Coloca cascas de laranja em torno das plantas – Os gatos tendem a não gostar muito do cheiro dos citrinos, então colocar cascas de laranja num círculo à volta das tuas plantas pode formar uma boa barreira para manter o teu bichano à distância e quem sabe, ser um bom ambientador natural!
Arranja plantas de que o teu gato não gosta! – O rosmaninho é altamente aromático, o que significa que os gatos tendem a não gostar delas. 😵 Adicionalmente, é uma planta bonita que vai ajudar a manter a tua casa com um cheirinho bem agradável! No entanto, é importante garantir que o que quer que compres seja seguro para o teu pequeno.
4.
Arranja plantas que o teu gato adora! – Em oposição podes também investir em plantas como a cevada ou a erva gateira que o teu gato vai adorar mordiscar 😽 mais do que as restantes plantas que podem mesmo ser tóxicas para eles. Alguns gatos também apreciam menta e sésamo. 🌿
Figura 2 - Foto por Dave Feril no Unsplash
5.
Experimenta com algo pegajoso – Os gatos tendem a não ter muita apetência para coisas pegajosas, então enrolar um pedaço de fita-cola dupla face em torno da abertura de cada vaso, poderá ajudar a manter as suas patinhas afastadas. 🤭
6.
Cobre-as – se tudo o resto falhar e o teu gatopanheiro não desistir, então o limite é mesmo criar barreiras em torno das tuas plantas com arame de galinheiro ou então passa para plantas em terrário onde ele não consiga chegar (testa, eles são mesmo muito ágeis 😼)
7.
Distração!– mas em última instância a melhor forma de reduzir ou eliminar este comportamento é mesmo providenciar distração com brinquedos e brincadeiras divertidas e interessantes que os distraiam e cansem. 😉 Colocar umas canas de brincar que fiquem pendurados nos balcões, prateleiras ou portas para manter as suas patinhas marotas afastadas do resto dos valores. 😼
Figura 3 - Foto por Ignacio R Wzik no Unsplash
Embora muitos gatos sejam relativamente indiferentes às plantas domésticas, há alguns que não conseguem manter as patas afastadas de tudo quanto é caules e folhas. 😁
E como mencionado anteriormente, também é importante garantir que nenhuma das tuas plantas domésticas é tóxica para gatos. Algumas plantas comuns que podem ser problemáticas são:
Em suma, bom senso e alguns cuidados podem fazer com que tu e o teu gato possam aproveitar plantas e flores espalhadas pela casa!
Figura 4 - Foto por Milada Vigerova no Unsplash